Presidente da Comissão de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Leonardo Gaciba garantiu, em entrevista ao Jogo Aberto, a utilização do árbitro de vídeo no Campeonato Brasileiro deste ano, ainda sem início definido.
Colocando o VAR com um ‘investimento’ dos clubes, não um custo, o ex-árbitro afirmou que, mesmo com a pandemia de coronavírus, em nenhum momento foi cogitada a não utilização da tecnologia. Segundo o colunista Marcelo Rizzo, do UOL, no entanto, o uso do árbitro de vídeo estaria em xeque tanto por questões financeiras quanto de saúde dos profissionais envolvidos.
“Em momento algum foi veiculado a não utilização do árbitro de vídeo no Campeonato Brasileiro deste ano. Esse assunto não passou pela pauta da Confederação Brasileira de Futebol. A Comissão de Arbitragem está trabalhando para que o árbitro de vídeo continue sendo apresentado nas competições”, relatou Gaciba.
“Tem muitos clubes de outras divisões também pedindo o árbitro de vídeo. Eu acho que o mundo do futebol, a partir do ano passado, percebeu o quão importante ele é. E se hoje fosse falar em questão de custos, o custo maior é um erro grave de arbitragem. Isso sim é um custo irreparável para os clubes, para o futuro numa competição. Árbitro de vídeo não é custo, é investimento”, completou.
Fonte: Folhapress