O Sesc Piauí é uma das instituições parceiras na produção de máscaras 3D doadas às prefeituras do Piauí para combate à pandemia do Covid-19. Serão distribuídas 2 mil máscaras Delfi-TRON e face Shieldes para serem usadas por profissionais de saúde, que atuam nos hospitais do Piauí.
A máscara Delfi-TRON foi desenvolvida pela startup TRON Ensino de Robótica Educativa, em parceria com renomados pesquisadores das áreas de Farmácia, Biomedicina, Enfermagem e Química, com o apoio de instituições como o Sesc, Fiepi, Universidade Federal do Piauí, Universidade Federal do Delta do Parnaíba, Universidade Tiradentes e Instituto (UNIT) de Tecnologia e Pesquisa (ITP).
A empresa já produziu 500 máscaras e busca novos parceiros para financiar a produção de máscaras, que serão doadas aos municípios. Já foram distribuídas máscaras às prefeituras de Parnaíba, Floriano, Campo Maior e Cajueiro da Praia.
De acordo com o físico, Gildásio Lima, uma dos fundadores da startup que criou a máscara, o equipamento de segurança pessoal é produzido, dentro das normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
“A máscara é reutilizável e proporciona o máximo de conforto, durabilidade e proteção ao usuário. Ela é lavável e seu filtro mecânico deve ser trocado sempre que o usuário perceber dificuldade de respiração (devido à saturação)”, destaca Lima.
Os testes de controle de qualidade foram desenvolvidos no Núcleo de Pesquisa em Biodiversidade e Biotecnologia (BIOTEC), da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UF-DPar), que considerou as máscaras mais vantajosas quando comparadas às máscaras cirúrgicas e similares a N95.
Cidades atendidas
Parnaíba – 100 máscaras
Campo Maior – 110 máscaras
Floriano – 50 máscaras
Cajueiro da Praia – 25 máscaras
Fonte: Ascom