O prefeito de Parnaíba, Mão Santa, em reunião com alguns assessores e o procurador-geral do Município, Ricardo Mazulo, nesta terça-feira (14), decidiu autorizar o retorno responsável e gradual das atividades econômicas de Parnaíba, seguindo todas as recomendações de segurança dos órgãos competentes.
Mão Santa acionou a Vigilância Sanitária para fazer toda a orientação necessária aos comerciantes e à população quanto aos procedimentos de prevenção.
O prefeito Mão Santa também se reuniu com o presidente da Fecomércio, Valdeci Cavalcante, sobre a medida e disse que a saúde da população e os empregos precisam ser preservados.
A liminar acatada pela Juíza Anna Victoria Muylaert, da 4ª vara da Comarca de Parnaíba, que suspendia o decreto municipal de funcionamento do comércio, encerrou-se ontem, dia 13 de abril, após quinze dias de validade. Não houve prorrogação da decisão por parte da magistrada, e o prefeito Mão Santa, aconselhado pela Assessoria Jurídica do município, resolveu adotar essa medida como forma, também, de manter empregos e renda para as famílias parnaibanas, principalmente aos que ficaram mais vulneráveis com a quarentena.
De acordo com o procurador Ricardo Mazulo, a decisão judicial foi integralmente cumprida, portanto, foram atendidas as ordens da Juíza Anna Victoria Muylaert.
“A partir do dia 14 de abril volta a valer o decreto do prefeito Mão Santa, que possibilita a abertura de forma responsável e com todos os cuidados que o prefeito de Parnaíba sempre destacou, como distanciamento, a não aglomeração, o uso de máscaras e cuidados que as empresas devem ter para o não contágio das pessoas, disponibilizando álcool na entrada dos estabelecimentos para a população e seus funcionários”, afirma.
Ricardo Mazulo acrescentou que a Vigilância Sanitária vai atuar para orientar e fiscalizar se as medidas de segurança estão sendo cumpridas no comércio local.
Da Redação
Com informações da Prefeitura de Parnaíba
Foto: Divulgação