A vice-governador do Piauí, Regina Sousa, concedeu entrevista nesta quinta-feira (9) ao portal pensarpiaui, quando afirmou que o presidente Jair Bolsonaro age com estratégia com suas polêmicas. Sobre a pandemia de coronavírus, a vice-governadora elogiou o trabalho feito pelo governador Wellington Dias e pelo prefeito Firmino Filho, acrescentando que o estado está se preparando para o pior da pandemia. Regina Sousa ressaltou que o estado vai montar 35 bases em diferentes cidades para ajudar no combate ao coronavírus.
“O presidente Jair Bolsonaro toma muitas medidas para dialogar com pobre, como a liberação do FGTS, da carteirinha digital. Muita coisa que ele vem fazendo e tem o apoio da população, sendo que vem aumentando sua popularidade no Nordeste e especialmente no Piauí. Então, nós não podemos desprezar as estratégias dele. Não é uma pessoa descartável fácil”, afirma.
Sobre a pandemia de coronavírus, Regina Sousa afirma que o estado está trabalhando no escuro porque não há testes para detectar coronavírus na população.
“A gente não tem testes para detectar o coronavírus. Estamos trabalhando no escuro. Eu tive uma fala de uma pessoa muito jovem que tem todos os sintomas de coronavírus. Agora, se ele foi infectado, com certeza, foi por uma coisa que aconteceu bem antes. Mas esse rapaz tá com os sintomas.Então, as pessoas têm que ir às UPAs para ser diagnosticado. A pessoa não vai. A população vai logo para um hospital. O certo é procurar uma UPA, que faz os exames e caso seja confirma a doença, será encaminhada para um hospital. Então, tá faltando esclarecimento para população.
Sobre tamanho do estado nesta pandemia, Regina Sousa afirmou que cai por terra a visão de estado mínimo propalada por diversas autoridades mundo afora
“Acho que põe por terra a tese de estado mínimo. Quem está salvando e socorrendo ainda é o estado. O próprio EUA tá tentando salvar sua população, colocando muito dinheiro, embora esteja colocando dinheiro no mercado. Claro que tem que salvar as empresas. Agora, tem que ver a dose disso. Se vai salvas as pequenas, as micro ou as grandes”. Na hora do vamos ver, é o estado que se vira, se organiza”, frisa.
Regina Sousa lamenta que a ajuda do governo federal tenha sido pequena, com o repasse de R$ 6 milhões.
Até agora a ajuda do Governo Federal que chegou foi de 6 milhões de reais. Mesmo com todas as dificuldades, Wellington Dias tem que montar 35 bases de apoio em diferentes cidades para ajudar no combate ao coronavírus. Neste momento, o vírus é a nossa principal frente de combate. O governo do estado gastou 156 milhões comprando insumos para o estado. As pessoas falam que estamos fazendo esse tanto de leitos. Não vai precisar. Será que não vai precisar? Não temos base pra dizer se precisa ou não precisa. Não temos base pra dizer se não precisa fazer os leitos hospitalares. Se não precisar, maravilha”.
Regina Sousa reforça o pedido para que todos fiquem em casa para se proteger do vírus, sendo no momento a medida mais segura.
“O isolamento é o maior remédio. Você está se protegendo pessoalmente. Tem que ficar em casa, não sair. A transmissão é muito silenciosa. A gente não sabe se pegou. Eu vou receber a compra da farmácia e não sei se ela não está com vírus . A gente está trabalhando no escuro. Não temos base de dado concreta. Fica em casa evita o contágio, pois a gente vai chegar ao pico até no final de abril. Eu sempre falo pro piauiense que fique em casa. Só saia se extremamente for necessário necessário.
Regina Sousa elogiou a postura do governador Wellington Dias e do prefeito Firmino Filho diante a pandemia de coronavírus
“O governador Wellington Dias já comprou muita coisa que acaba de chegar, como respiradores. Ontem, eu me reuni com o pessoal de Bom Jesus, da Universidade federal do Piauí, desesperados. Lá não tem UTI, não tem respiradores. Não tem testes. Se chega uma infectada. Como eles fazem? Não tem uma ambulância de UTI. Tudo isso tá pensado nas regiões. Bom Jesus vai ter 10 UTIs, vai ter respiradores. Vai ter UTI aérea. Então, o governador não tá devendo nada. O prefeito Firmino Filho tá fazendo muita coisa. Estão trabalhando em conjunto. Teresina está guarnecida por um tempo, mas não significa que se vier um pico ela esteja pronta. Estamos aprontando o estado pro pior. Se o pior não vier, ótimo”.
Da Redação