36.8 C
Teresina
sexta-feira, novembro 22, 2024
Dengue
InícioDestaquesWellington Dias critica proposta de anti-isolamento e anuncia testes rápidos de covid-19...

Wellington Dias critica proposta de anti-isolamento e anuncia testes rápidos de covid-19 no Piauí

O governador Wellington Dias (PT) criticou duramente nesta quarta-feira (8) a proposta de anti-isolamento de alguns segmentos da sociedade durante a pandemia de Covid-19. Para o governador, quem defende o anti-isolamento é irresponsável, ressaltando que a demanda por leitos de terapia intensiva (UTI) no Piauí cresce 300% a cada 15 dias. O governador acrescentou que o Piauí terá 5 mil testes rápidos de coronavírus

“Eu autorizei essa medida de multar quem não respeite o isolamento. Queremos que as pessoas fiquem em casa. Só quem está fora do isolamento são os serviços essenciais. Quem tiver em casa e vai sair pra comprar um remédio, manda uma pessoa mais jovem que não tenha problema de qualquer comorbidade de doença da área de risco. Agora, quem vai lá tem que ir com máscara, todo protegido”, explica.

O governador afirmou que com o avanço da doença, a tendência é que os leitos de UTI sejam ocupados com mais rapidez.

“Com a ampliação dos exames, nós teremos uma clareza maior de quem está com coronavírus. Queremos tempo para ampliar leitos de UTI. Quando a gente começou, nós tínhamos disponíveis 30 leitos de UTI. Agora, nós estamos nos aproximando de 300 leitos e ainda vamos precisar de mais leitos. Na primeira semana de maio, nós queremos chegar a 400 a 450 leitos de UTI. Se tiver um número maior, é um colapso”, frisa.

De acordo com o governador Wellington Dias, é irresponsabilidade mandar liberar o isolamento nas cidades onde êem disponibilidade de mais de 50% de leitos de UTI.

“É uma irresponsabilidade, um absurdo. Você paga uma cidade como Bom Jesus. Lá não tinha leito de UTI disponível e sala de estabilização e nós implantamos. Então, lá tem seis leitos de UTI e um ocupado. Tem muito mais de 50%. Agora, se eu libero, e de repente tenha 10 casos ou coronavírus grave e precisa de UTI, com certeza cinco vão morrer, pois tem só cinco vagas. Nós estamos falando de vida”, afirma.

O governador Wellington Dias afirmou que a subnotificação é hoje o mais grave problema do Piauí e do Brasil.

É provável que a gente tenha aí entre 2,5 mil a 4 mil casos de coronavírus. Uma parte é assintomática, outra parte com sintomas leves, esses são os que não entram na rede normalmente, por isso que a gente está desenvolvendo e entra em atividade um aplicativo para que as pessoas possam dizer de casa mesmo que estão com tosse, com dor na garganta, estou com algum sintoma e a partir dali se faz uma nota classificação”, comenta.

Da Redação
Com informações do cidadeverde.com

Comentários

admin
adminhttps://newspiaui.com
PIAUÍ NO NOSSO CORAÇÃO!
VEJA TAMBÉM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- CET -spot_img
- PROCAMPUS -spot_img

MAIS POPULARES

SEBRAE - PI