A ex-deputada federal Myriam Portella morreu nesta terça-feira (7). Ela foi casada com o ex-governador Lucídio Portella. Myriam tinha 87 anos e era da mãe da deputada federal Iracema Portella, do Progressistas.
Ela morreu em Teresina, onde estava internada, de pneumonia. Por conta das restrições a aglomerações em velórios e enterros, não haverá velório e a despedida estará restrita a familiares.

O prefeito de Teresina, Firmino Filho, decretou luto oficial de três dias pelo falecimento de Myriam Portela.
Confira:
“Sempre a frente do seu tempo, Myriam foi a primeira mulher a ser eleita deputada federal pelo Piauí, ainda em 1986, integrando ainda a bancada constituinte. Ainda na vida pública, ela comandou vários cargos importantes, entre eles a Secretaria de Ação Social e Cidadania e o Serviço Social do Estado. Uma grande figura pública que prestou relevantes serviços no Estado. Esposa do ex-governador Lucídio Portela, Myriam também é mãe da deputada federal Iracema Portela. Ela deixa saudades e um legado a favor de Teresina e a todo o Estado do Piauí. Aos familiares e amigos, prestamos todo o nosso apoio e solidariedade nesse momento de luto e dor”.
A deputada federal Iracema Portella, filha de Myrian Portella, afirmou em suas redes sociais que o seu coração é só gratidão e amor por sua mãe.
“Minha mãe, Myriam , nos deixou hoje. Não consigo agora pensar em muito para escrever, mas meu coração é só gratidão e amor por tudo que ela sempre representou pra mim e pra todos os que conviveram com ela nos seus 87 anos. Que Deus a receba, que ela continue brilhando como sempre brilhou.
O senador Ciro Nogueira usou suas redes sociais para lamentar a morte da ex-sogra.
“O Piauí hoje se despede de uma das suas mais importantes pessoas públicas, Myriam Nogueira Portella, cujo trabalho a manterá viva para sempre.Uma grande mulher e uma notável pessoa pública, Myriam Portella foi deputada constituinte e sua participação na elaboração da Constituição de 1988 contribuiu para direitos sociais e avanço em políticas públicas fundamentais. Sua formação humanística e a disposição de agir com amor ao próximo e solidariedade, fizeram dela também uma excepcional criatura humana, com grandes e destacáveis virtudes”, escreveu ele.
Da Redação
Corrige o título. Quem morreu foi Myrian Portella.
Obrigado pelo comentário. Foi corrigido