O diretor geral do Hospital de Urgência de Teresina (HUT), Rodrigo Martins, recebeu nesta terça-feira (23) a doação de 560 protetores de face de acetado. A ação foi capitaneada por um grupo de enfermeiras do HUT e estudantes de medicina do Centro Universitário Unifacid Wyden.
A enfermeira do HUT, Gyna Andrade, explicou que o grupo esta fabricando os protetores com o intuito de reforçar a segurança dos profissionais de saúde que estão na linha frente dos cuidados à pacientes com suspeita de COVID19, que por ventura possam chegar ao HUT.
“Já produzimos mais de mil protetores de face de acetato e distribuímos para alguns hospitais, inclusive do interior do Piauí. Já recebemos muitos pedidos e vamos continuar fabricando esses protetores. Estamos recebendo doações dos materiais necessários para fabricação desses protetores. Quem quiser doar pode falar comigo pelo telefone (86) 99991 7940”, explicou Gyna Andrade.
A enfermeira do HUT e estudante de medicina da FACID, Naiana Martins, disse que por enquanto tem oito pessoas no grupo e que quem quiser participar pode entrar em contato.
“Estamos precisando de mão de obra voluntária para confeccionar mais protetores. Toda ajuda é bem-vinda”, destacou Naiana.
O diretor-geral do HUT, Rodrigo Martins, agradeceu a doação e falou da importância desse Equipamento de Proteção Individual.
“O HUT não é referência para receber pacientes com suspeita da COVID19, porém pode acontecer de algum paciente que tenha o perfil para o HUT ser encaminhado e durante a internação apresentar algum sintoma característico da doença. Portanto, toda ajuda é bem vinda. Esses protetores ajudam os profissionais de saúde a terem mais segurança durante o atendimento de pacientes com suspeita de COVID19. Como as formas de contágio do novo coronavírus são por gotículas no ar que podem ter acesso ao corpo pelos olhos, boca e nariz, esse equipamento pode fazer a diferença, pois ele cobre toda a face do profissional”, comentou.