A Polícia Civil do Piauí, por intermédio da Delegacia de Combate à Corrupção (DECCOR), deflagrou na manhã desta terça-feira (17) nas cidades de São Paulo-SP, São Caetano do Sul-SP e Cotia-SP, a Operação Sanitatem, para cumprir cinco mandados de prisão temporária e dez mandados de busca e apreensão contra empresários, colaboradores e empresas do ramo de medicamentos.
A investigação foi iniciada a partir da denúncia de um hospital do Piauí, que percebeu ter adquirido medicamento falsificado para tratamento de câncer, após um paciente utilizar a droga e verificar que a mesma apresentava características e coloração diferentes da usual.
Suspendido imediatamente o uso da medicação pelo hospital e comunicado o fato à Policia Civil do Piauí, foram empreendidas diligências. Com o avanço da investigação, a polícia constatou que essa mesma empresa, sediada em São Paulo-SP, já havia também comercializado a referida medicação oncológica falsificada para hospitais e clínicas dos Estados de Goiás, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso do Sul e outros.
Além dos policiais da DECCOR, participam da operação, policiais civis da Diretoria de Inteligência da SSP-PI, de Goiás, São Paulo e um perito do Instituto de Criminalística do Piauí.
A Polícia Civil do Piauí destaca que no Estado de Goiás, policiais investigam quatro mortes de pacientes que usaram essa medicação, tendo inclusive uma já sido confirmada e profissionais indiciados.
A Operação Sanitatem foi assim batizada por o termo em latim corresponder à cura, limpeza, bem-estar, purificação. Cerca de 75 policiais participam da operação
Da Redação
Com informações da Ascom