O Governo do Estado, por meio do projeto Piauí Conectado, lançou na quinta-feira (12) a rede Piauí Conect, programa que disponibiliza wi-fi gratuito para uso da população nas praças e espaços públicos do estado. Nesta primeira etapa, 18 praças foram contempladas em Teresina. Até o fim do ano, ao todo, serão cerca de 200 pontos de internet livre instalados nas 98 cidades que serão contempladas pelo projeto Piauí Conectado.
A solenidade de inauguração foi realizada na Praça Nossa Senhora de Lourdes, no bairro Vermelha, e contou com a presença do presidente da Globaltask, Edson Ribeiro, empresa controladora da SPE Piauí Conectado. Ele explica que a implantação dos pontos de atendimento público (PAP), como é chamada a rede Piauí Conect, é uma das fases do contrato de Parceria Público-Privada firmado com o governo. A internet fornecida pela empresa é dedicada, com velocidade de 40mbps e estará disponível 24h.
Estamos criando uma infraestrutura tecnológica, uma plataforma digital, para conectar 98 municípios do estado, por meio de 5 mil km de fibra óptica. Vai servir basicamente para as unidades administrativas do Estado, porém existe uma contra fase do projeto, que é o atendimento à população, por meio das praças de wi-fi que estamos inaugurando hoje. São dois projetos dentro de um”, explica Edson Ribeiro.
O diretor da Agência de Tecnologia da Informação do Estado (ATI), Antônio Torres, que também esteve presente à inauguração, explica que o objetivo é democratizar o acesso à internet. “O papel da Piauí Conectado é disponibilizar à população um meio para que ela possa fazer uso da rede. O projeto chegou às cidades do interior, em que o acesso era muito difícil e hoje não existe mais esse problema. A intenção é continuar ampliando os serviços. Esperamos que a população use, aproveite e tenha grande benefício a partir disso”, frisa Torres.
Além da praça do bairro Vermelha, a Piauí Conect também está ativada nos Parques Potycabana e Zobootânico; Praça da Bandeira; Praça Pedro II; Praça do Clube do Gari; Praça do Conjunto João Emílio Falcão; Praça do Bairro Renascença; Praça do Parque Vitória; Praça embaixo da Ponte Juscelino Kubitschek; Praça Sifrônio; Praça do Terminal de Ônibus do Bairro Mário Covas; Praça da Vila Operária; Central de Artesanato Mestre Dezinho; Praça do Bela Vista; Praça do Ginásio Mário Covas; Praça Firmina Sobreira; e Complexo da Ponte Estaiada.
Fonte: Ccom